Nova pagina 2



 

 
Nova pagina 2

Principal   

Francisco Linhares   

Últimas notícias   

Atualidades   

Geografia Brasil   

Geografia Geral   

Vestibular/Enem   

Professores   

Vídeos   

Espaço do Aluno   

Relações Internacionais   

Links Interessantes   

Obras Publicadas   

Artigos   

Monografias   

Teses e Dissertações   

 
Nova pagina 2
   | 24 usuários on-line

  > Vestibular/Enem
URBANIZAÇÃO GERAL E DO BRASIL

A URBANIZAÇÃO – HISTÓRIA, TRANSFORMAÇÕES E TENDÊNCIAS MUNDIAIS

 

VESTIBULAR 2011

 

(UFGD) Analise a tabela a seguir, que apresenta as maiores concentrações urbanas em 1970 e uma projeção desta situação para 2015.

 

 

a) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas, em sua maioria, em países ricos que apresentam altos índices de desenvolvimento social e humano.

b) Em 1970, as maiores concentrações urbanas localizavam-se em países periféricos, ao contrário do que indica a projeção para 2015.

c) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países periféricos da África e da Ásia, o que poderá agravar problemas com habitação, transportes e saneamento básico nessas áreas.

d) Comparando os dados de 1970 com a projeção para 2015, verifica-se o acelerado crescimento do número de concentrações urbanas nos países periféricos, o que indica a melhoria das condições de vida dessas populações.

e) Em 2015, as maiores concentrações urbanas estarão localizadas em países centrais ou do Norte, seguindo uma tendência que já se apresentava desde os anos 1970.

 

(UDESC) As primeiras cidades, como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigre e Eufrates no atual Iraque. Acredita-se que, por volta de 2500 a.C., Ur chegou a ter 50 mil habitantes e Babilônia 80 mil. Sobre o aparecimento e crescimento das cidades, é correto afirmar que:

 

 

I. as cidades surgiram no momento em que algumas sociedades passaram a ter condições de produzir alimentos suficientes para garantir a subsistência dos agricultores e abastecer moradores urbanos que, assim, puderam dedicar-se a outras atividades;

II. no desenvolvimento histórico das cidades, elas passaram a ser o lugar por excelência do comércio, do artesanato e, principalmente, passaram a ser o lugar do poder;

III. depois que a humanidade criou as cidades, elas nunca mais pararam de crescer, sobretudo as cidades ocidentais que, durante a Idade Média, se reproduziram como nunca;

IV. as principais cidades da Antiguidade eram aquelas com um papel político importante. O próprio termo “capital” é derivado do latim caput, que significa “cabeça”;

V. renascimento urbano é o termo usado para explicar o enorme crescimento das cidades, ocorrido na era Contemporânea; tal era foi marcada pela metropolização das capitais no mundo inteiro.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

 

(UNEMAT)

 

“A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional.

Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing” (GUIMARÃES et al., 2007).

 

Como esses centros urbanos são denominados?

a) Megacidades.

b) Centros Regionais.

c) Cidades Globais.

d) Conurbação Urbana.

e) Megalópoles.

 

(UNIOESTE)

 

“Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre as suas funções originais, aquelas que dela emergiram e aquelas que podem ser ainda invocadas. (...) Somente se pudermos projetar essa imagem, seremos capazes de encontrar uma nova forma para a cidade”.

 

MUNFORD, Lewis. A cidade na história, p. 9/10.

 

No que concerne a história das cidades no decurso do mundo ocidental, podemos afirmar que

 

I. No contexto grego, a cidade política chamava-se polis; buscava-se a autarcia, garantia de liberdade e autonomia e o rural não se opunha ao citadino.

II. Resultado de um único centro urbano de poder, o império romano, foi uma “empresa construtora de cidades”, deixando a marca de Roma em diversas partes da Europa, da África do Norte e da Ásia

Menor.

III. No medievo ocidental, o mosteiro era uma espécie de polis; a colônia monástica era uma nova cidadela e mantinha viva a imagem da cidade celestial.

IV. No contexto do século XVIII e XIX, os principais elementos do complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Constituíam em si mesmos, a cidade industrial. A fábrica se torna o núcleo do novo organismo urbano.

 

a) as alternativas I e II estão corretas.

b) as alternativas III e IV estão corretas.

c) todas as alternativas estão corretas.

d) todas as alternativas estão INCORRETAS.

e) as alternativas II, III e IV estão corretas.

 

(UNIOESTE) Sobre as cidades globais, assinale a alternativa correta.

 

a) São centros financeiros modernos, que concentram técnica e conhecimento, e independem do tamanho da população, como é o caso de Bruxelas.

b) Correspondem exclusivamente às capitais políticas dos países desenvolvidos, tendo como exemplo

Paris.

c) Correspondem somente às dez mais populosas cidades do mundo, entre elas está Tóquio.

d) Estão concentradas nos países desenvolvidos e inexistem no continente africano e na América

Latina.

e) São cidades planejadas que foram criadas no século XX, como Brasília.

 

 

VESTIBULAR 2010

 

(FATEC) Considere a foto para responder à questão.

 

 

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo barão Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, período em que a França era governada por Luís Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitória do projeto

 

a) socialista de uma cidade em que seus espaços devem pertencer igualmente a todos os cidadãos.

b) burguês em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifícios e monumentos devem atender mais às necessidades da classe burguesa do que às da população mais pobre.

c) anarquista de uma cidade onde a população não precisaria de um órgão governamental, pois os próprios cidadãos a governariam.

d) neoliberal em que a economia da cidade deve ser gerada não mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas.

e) comunista de uma cidade moldada nas diretrizes da Primeira Internacional Comunista.

 

(UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.

 

I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.

II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.

III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao

fenômeno denominado macrocefalia urbana.

IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à

ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Apenas II é verdadeira.

b) Apenas I e II são verdadeiras.

c) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

d) Apenas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

 

(UNESP) Correlacione os conceitos a seguir:

 

I. Urbanização;

II. Rede urbana;

III. Hierarquia urbana;

IV. Polarização e

V. Metrópole.

 

( ) As glomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de

forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.

( ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.

( ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.

( ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.

( ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.

 

A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos

e as definições é:

 

a) I, II, IV, V, III.

b) II, V, I, III, IV.

c) IV, III, I, II, V.

d) III, IV, I, II, V.

e) IV, I, V, II, III.

 

(UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir.

 

1) A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização

da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.

 

2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.

 

3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.

 

4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.

 

Está(ão) correta(s):

 

a) 4 apenas

b) 1 e 2 apenas

c) 1, 2 e 4 apenas

d) 2, 3 e 4 apenas

e) 1, 2, 3 e 4.

 

(UEG) A intensidade da ocorrência de problemas urbanos de natureza climática tem sido a tônica dessas últimas décadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas está relacionado ao crescimento demográfico humano. A figura abaixo representa o crescimento da população humana em uma determinada metrópole brasileira a partir da década de 1920.

 

 

Com base nas informações e no gráfico, é CORRETO afirmar:

 

a) na década de 1970, como o número de habitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a inexistência de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilização ambiental por parte da população.

b) à medida que o crescimento demográfico humano aumenta, a existência de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as más condições de habitação e saneamento são ocorrentes nas metrópoles.

c) a implantação de programas de natalidade e de programas referentes às políticas ambientais desencadeia a tendência de o número de habitantes se estabilizar nos países subdesenvolvidos, nos últimos anos.

d) o crescimento populacional e a consequente expansão territorial urbana a partir da década de 1960 estão relacionados a vários fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos são determinantes.

 

(UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.

 

I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.

II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.

III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenômeno denominado macrocefalia urbana.

IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a) Apenas II é verdadeira.

b) Apenas I e II são verdadeiras.

c) Apenas I, II e IV são verdadeiras.

d) Apenas I, II e III são verdadeiras.

e) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

 

(UFV) Com relação ao conceito de “rede urbana”, assinale a afirmativa CORRETA:

 

a) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informação.

b) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um núcleo urbano central que articula as atividades econômicas entre elas.

c) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede técnica) e outra imaterial (rede social).

d) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuição de mercadorias.

 

VESTIBULAR 2009

 

(UFSJ) Analise o texto abaixo.

 

"É como se a cidade fosse um imenso alfabeto com o qual se montam e desmontam palavras e frases. É esse aspecto que permite que o próprio espaço da cidade se encarregue de contar a sua história. A consciência disso leva, hoje, a que se fale muito em preservação de bens arquitetônicos, isto é, a não-demolição de construções antigas. Trata-se de impedir que esses textos sejam apagados."

 

(ROLNIK, Raquel. O que é cidade? São Paulo: Brasiliense, 1998.)

 

A preservação do patrimônio arquitetônico de uma cidade é de grande importância para o estudo do espaço materializado em tempos passados. O estudo desses espaços requer a compreensão do conceito de paisagem que, na Geografia, é entendida como

 

a) uma escrita sobre a outra, um conjunto de objetos que têm idades diferentes, uma herança de muitos momentos.

b) uma identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos homogêneos.

c) um reflexo das transformações temporais oriundos de uma determinada cultura. Assim, as paisagens culturais testemunham tempos anteriores ao homem.

d) uma dimensão própria, o que chega aos sentidos. Por isso, sua apreensão independe do observador.

 

(UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.

( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.

( ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.

( ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.

( ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.

 

A seqüência correta das assertivas é

 

a) V F F F

b) F F V V

c) V F F V

d) V V V F

e) F F F V

 

(UFSCAR) A partir dos dados dos quadros e da análise geoeconômica do mundo atual, assinale a alternativa correta.

 

 

(ONU. Desenvolvimento Social e Econômico. Projeção da população Mundial, 2001.)

 

a) A participação das cidades com mais de 10 milhões de habitantes em países centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declínio da sua importância para o capitalismo.

b) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava-se em países centrais e as latino-americanas predominavam entre as cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

c) As projeções para 2015 apontam que o número de cidades globais será superior ao número de megacidades e que estas se concentrarão na América Latina, Ásia e África.

d) Em 2015, será igual o número de cidades de países centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estarão na Ásia, sobretudo em países como a China e a Índia.

e) Apesar do maior número de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, há mais problemas nos países centrais, visto que a cidade mais populosa é Tóquio.

 

VESTIBULAR 2008

 

(UFSCAR) Com a acelerada urbanização da humanidade e o advento de gigantescas aglomerações urbanas, os especialistas no tema e as organizações internacionais logo criaram novos conceitos

para dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megalópole, megacidade e cidade global. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:

 

I. Megalópole é uma gigantesca aglomeração urbana, com mais de 10 milhões de habitantes e onde há conurbação de inúmeras cidades vizinhas.

II. Cidade global é uma imensa área urbana com uma população de no mínimo 10 milhões de habitantes.

III. Megacidade é uma gigantesca aglomeração urbana com no mínimo 10 milhões de habitantes.

IV. Megalópole é uma região superurbanizada onde, numa pequena extensão de um território nacional, se concentram várias cidades milionárias, que possuem uma vida econômica bastante interligada.

 

São verdadeiras as afirmativas:

 

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e IV.

e) II e IV.

 

(UNESP) As previsões de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo terão, pelo menos, 8 milhões de habitantes ocupando 0,4% da área do planeta. Assinale a alternativa que contém o processo descrito e alguns impactos ambientais importantes dele resultantes.

 

a) Envelhecimento da população; favelas; vossoroca.

b) Globalização; efeito estufa; assoreamento dos rios.

c) Urbanização; segregação espacial; enchentes.

d) Emigração; chuva ácida; migrações pendulares.

e) Favelização; secas; erosão eólica.

 

(UFPI) Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:

a) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.

b) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.

c) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.

d) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.

e) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.

 

(UFAM) Das causas abaixo, a única que não contribui par a migração campo-cidade é:

 

a) Mecanização da agricultura.

b) Segregação urbana-espacial.

c) Concentração das terras em mãos de uma minoria de proprietários.

d) Precária condição de vida no campo.

e) Esperança de melhoria de vida na cidade.

 

(UNIFOR) Observe o mapa a seguir.

 

 

(Maria Elena Simielli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000)

 

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que

 

a) além de apresentarem grande número de habitantes, as megacidades ainda exercem funções de cidades globais.

b) a elevação da cidade à categoria de megacidade depende muito mais da infra-estrutura urbana do que do número de habitantes.

c) uma das características básicas das megacidades é a localização junto ao litoral, pois a função portuária é decisiva para o crescimento urbano.

d) como o processo de industrialização ocorre simultaneamente ao de urbanização, atualmente todas as megacidades são fortemente industrializadas.

e) há uma forte tendência de cada vez mais as megacidades se concentrarem nos países do Sul que ainda não completaram a transição demográfica.

 

(FUVEST)

 

O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que

 

a) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período.

b) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias.

c) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural.

d) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário.

e) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

 

(UFAM) A urbanização moderna é um processo vinculado:

 

a) ao Feudalismo.

b) á I Guerra Mundial.

c) á II Guerra Mundial.

d) ás Expansões marítimas, no final do século XV.

e) á Revolução Industrial.

 

VESTIBULAR 2007

 

(UFPR) Nos Estados Unidos os maiores aglomerados urbanos estão na:

 

a) costa nordeste e região dos grandes lagos.

b) região norte, nas proximidades do Canadá.

c) costa do Pacífico.

d) região sul e na região do delta do Mississipi.

e) fronteira com o México.

 

(UFJF) Leia o texto

 

“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade,consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações, etc.. As cidadesglobais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global éadministrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercadosfinanceiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.

 

Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html

 

 

Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

a) quantidade de habitantes.

b) localização geográfica.

c) influência supranacional.

d) economia sóciodemocrata.

e) reserva de biodiversidade.

 

(UFMT) O processo de urbanização dos espaços geográficos mundiais vêm se intensificando nas últimas décadas. Sobre a temática, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

a) A urbanização no fim do século XX foi marcada por profundas diferenças entre o nível de vida dos habitantes de países ricos e o de países pobres e pela existência de duas novas categorias na hierarquia urbana: as cidades globais e as megacidades.

b) As duas metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, exercem uma polarização sobre todo o território nacional, praticamente comandando a vida econômica e social da nação.

c) Nos países desenvolvidos, o crescimento das cidades e a importância que elas passaram a ter na vida das sociedades se consolidaram com a Revolução Industrial e o estabelecimento da indústria como atividade essencialmente urbana.

d) O processo de urbanização dos países subdesenvolvidos começou após a Segunda Guerra Mundial; alguns países industrializaram-se e atraíram elevado contingente populacional

 


 Este conteúdo foi visitado 10154 vezes.  

<< Voltar para a página anterior...
   
Nova pagina 2

Nova pagina 2



 


 

 

Nova pagina 2